Arena Digital Brasil

Tudo que você precisa saber sobre o Football Manager 2023

Dentro de alguns dias, precisamente em 09 de novembro, a versão 2023 do Football Manager. O jogo permite que você gerencie um clube, desde as contratações, táticas e treinos, tarefas de olheiros e mais um monte de funções.

Com o FM você se torna um “manager”, menos comum no Brasil e muito mais na Europa, você é muito mais que um treinador de futebol, onde praticamente todas as atividades do clube cabem a você. É um simulador de gestão de clubes que tem muitos aficionados pelo mundo.

No entanto, por questão de licenciamento com os clubes brasileiros (e a dificuldade de se negociar com cada um deles, diferente dos times da Europa, onde se negocia diretamente com as ligas), há alterações no jogo base que modifica cores e nomes dos clubes daqui (mas isso pode ser contornado). Além disso, o jogo não é comercializado diretamente no Brasil, mas é possível adquirir uma licença por aqui e jogar do mesmo jeito.

O maior problema mesmo é o valor do jogo, que assim como qualquer outro comercializado atualmente, acaba sendo um pouco salgado. Há também formas de facilitar isso, como será explicado a seguir.

IMAGENS REAIS DO JOGO

COMO ADQUIRIR O JOGO

Nós aqui do Doentes por Futebol adquirimos o jogo há anos com a MARTON SHOP. É um site dedicado ao jogo. É necessário compartilhar sua conta da Steam com ele ou criar uma nova, caso não queira compartilhar a sua senha. De toda forma o processo é seguro e garantido.

Você pode conferir os valores do jogo no próprio Marton Shop. E pode aproveitar um desconto com o cupom do nosso parceiro Fernando “Fefux” Ribeiro: FEFUX6, com direito a 6% de desconto.

Uma dica é comprar com amigos e compartilhar a conta, assim acaba ficando um pouco mais em conta.

Há versões do jogo para Xbox Series e PlayStation também, mas são mais limitadas em relação à versão de PC ou MAC.

COMO JOGAR

Se você é novato no jogo, há vários perfis nas redes sociais que ensinam o passo a passo. No início vai parecer complexo, mas lembre-se de que é uma simulação de gerenciamento de clube. De toda forma, você pode até pular toda a parte burocrática e partir para os jogos e mercado de transferências.

O jogo possui muitos influenciadores em Portugal, mas no Brasil tem ganhado cada vez mais espaço. Um exemplo é o já citado Fernando “Fefux” Ribeiro, o maior canal brasileiro de Football Manager. FEFUX é narrador profissional e ainda se dedica às lives em seu canal da Twitch, com transmissão todos os dias, a partidas das 11 horas da manhã.

Outro canal no YouTube que recomendamos é o do Alex Liesenfeld, o TATICAMENTE. Repleto de dicas, Alex tem uma forma bastante didática sobre as alterações que podem ser feitas no jogo, bem como ao explicar cada detalhe, desde as funções táticas aos modelos de treinamento, perfil de jogadores e tudo o mais. Vale a pena também dar uma olhada.

O terceiro canal brasileiro que seguimos é o Meidallinho, que segue o perfil do outros citados, com muitas dicas e informações em português.

Recomendo ainda o perfil do Zealand, provavelmente o mais perfil de Football Manager do mundo. O Zealand, além das sagas e dicas sobre o jogo, se dedica a criar modificações interessantes, como skins, imagens de jogadores criados pelo jogo no futuro (os chamados “newgen” ou “regen”) entre várias outras coisas.

Kojuro é um streamer português que também acompanhamos, com várias dicas e informações. Assim como o Zealand, aqui podemos encontrar modificações que podem deixar o jogo ainda mais atrativo.

SITES RECOMENDADOS

Dois sites muito relevantes para qualquer jogador de Football Manager são o FM SCOUT (que inclusive tem canal no YouTube) e o SORTITOUTSI. Ambos são em inglês, mas muito intuitivos. Neles vocês encontram várias modificações para o jogo, que deixam seu FM ainda mais atrativos.

Faces, imagens de estádios, kits de clubes, troféus, correções de licenciamento e vários outros artigos gráficos. Táticas e treinamentos prontos que facilitam seu jogo (e se você não tem tempo ou não quer se dedicar a isso). Há várias outras funcionalidades nestes sites, inclusive fóruns para conversar com outros jogadores de todo o mundo.

E para descobrir como utilizar tudo isso, é só ligar nos canais que sugeri anteriormente.

O BRASIL MUNDIUP

Por fim, não poderia falar do Update MundiUP. Este é um conteúdo extra-oficial indispensável para quem joga o Football Manager. Totalmente desenvolvidos por brasileiros, possui atualização diária do mercado de transferências do mundo todo, mas com foco principal no Brasil. A equipe se deixa completamente ao jogo, com várias outras funcionalidade e pacotes gráficos que facilitam, e muito, o seu jogo, deixando ainda mais imersivo (e uma boa opção aos sites em língua inglesa).

O perfil deles é no Facebook e seu valor também é bastante acessível, com o pacote mais completo por apenas R$10,00.

Espero que esta publicação possa te ajudar. O Football Manager é um excelente jogo, divertido e muito realista. Pode parecer um pouco confuso e complicado no início, principalmente por ter tantas funcionalidades, mas que acabam sendo intuitivas com o passar do tempo (e claro, com o auxílio dos perfis indicados).

Bora jogar!

Referência: https://doentesporfutebol.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-football-manager-2023/