Arena Digital Brasil

Football Manager 2023 terá licenças da Uefa, estará no Xbox Game Pass e estreará no Playstation

Champions League, Liga Europa e Conference League estarão licenciadas no jogo, que será lançado para PC, Xbox, PS5, Switch no dia 8 de novembro

A Sports Interactive anunciou o lançamento da nova edição do Football Manager, para o dia 8 de novembro. O Football Manager 2023 terá como uma das grandes novidades o licenciamento completo de todas as competições da Uefa, o que faz com que a Champions League apareça pela primeira vez com logo e nome oficial. Outra novidade é que o jogo será lançado pela primeira vez para Playstation, exclusivo para PS5.

O jogo é um sucesso do estilo manager, um jogo de gerenciamento em que você está no papel de técnico (e diretor de futebol) do clube. Herdeiro do Championship Manager, lançado pela primeira vez em 1992 e que contamos na nossa série Gamepédia. O jogo é muito popular no mundo inteiro e volta a ser lançado para consoles, o que deve aumentar a sua popularidade e o seu alcance entre os jogadores.

O trailer de lançamento do Football Manager 2023

Na última edição, o jogo foi lançado no Game Pass, em uma edição de console para o Xbox, algo que irá se repetir no FM 2023 (e mostramos como assinantes do serviço podem acessar o jogo do Brasil), tanto para Xbox One quanto para Xbox Series S|X. O jogo será lançado para assinantes do Xbox Game Pass e Xbox Game Pass para PC no primeiro dia, já no dia 8 de novembro. O jogo estará também no Nintendo Switch, além, claro, do PC.

Outra novidade importante é que o jogo voltará a ter a versão Touch, que não foi lançada na edição 2022. A versão Touch é voltada a tablets e é simplificada em relação à edição completa e atrai muitos jogadores que querem um jogo um FM mais simples. Ela, porém, será mais restrita. Estará presente no Apple Arcade, serviço de assinatura de jogos da gigante de Mountain View, e no Switch. O Apple Acarde só pode ser assinado por dispositivos da marca, o que restringe bastante quem poderá desfrutá-lo.

A versão mobile estará disponível na plataforma Android e Apple normalmente, mas não nas lojas brasileiras.

Licenças da Uefa presentes no jogo

A principal novidade para quem joga é o licenciamento das competições da Uefa, incluindo a Champions League, Liga Europa, Conference League e Supercopa. Assim como aconteceu com a Bundesliga, todo o pré-jogo, imagens do jogo e do pós-jogo terão o tema oficial das competições, incluindo os placares, logotipos e grafia.

Será uma experiência mais realista e que dará a sensação de um jogo dessas competições. Quem jogou o FM 2022 em um time alemão sentiu isso na Bundesliga, com o licenciamento oficial. A Sports Interactive ainda afirmou que outras informações sobre como as licenças de competição da Uefa irão melhorar a experiência no gameplay serão reveladas em outubro.

É uma grande notícia para quem gosta de jogar no futebol europeu e disputando essas competições. A sensação de imersão certamente aumentará.

O lançamento será no dia 8 de novembro e, assim como em edições anteriores, o jogo não é vendido oficialmente no Brasil. Porém, não se preocupe: será possível comprar no Brasil de modo legal e mostraremos por aqui como fazer isso.

  • Competições europeias, como a Liga Europa, estarão licenciadas no FM 2023 (divulgação)