Arena Digital Brasil

Confira a ENTREVISTA COM o atleta rafa silva

Entrevista com Rafa Silva

Rafa Silva e Hugo Moreira
Introdução

Apresentação Inicial

Para começar, poderia nos contar um pouco sobre como você começou sua carreira nos eSports?

R: Então, eu sempre gostei de jogar videogame desde pequeno, e meu pai também. Sempre jogou com os amigos, inclusive eles jogam até hoje. Desde 2004/2005, eles têm um campeonato de amigos no PlayStation 2. Então eu comecei a jogar PES para treinar com ele. Foi aí que comecei a jogar contra eles e comecei a disputar. Não ganhava sempre, mas mesmo sem ter muita noção conseguia competir.

Depois de um tempo eu tive que sair, porque só eu estava ganhando o campeonato mensal deles. Então eu fui para o online e entrei no primeiro grupo de competições, disputei algumas partidas, e assim foi. Comecei no modo x11 no Xbox, depois para o modo X1 e comecei a disputar os campeonatos da própria Konami, chegando longe.

Motivação Inicial

O que te motivou a escolher o Efootball como o seu jogo principal?

R: Sempre gostei de futebol, videogame, e sempre fui competitivo. A primeira competição que eu joguei foi a classificatória do mundial 2020 ou 21, por aí, onde o brasileiro Rafa Fiel foi o campeão. Eu fiquei na 9ª ou 8ª posição no Xbox.

Experiência no Campeonato das Américas

Em 2022, você ficou em 3º lugar no Campeonato das Américas. Pode nos contar como foi essa experiência e o que significou para você?

R: Esse foi um dos torneios mais marcantes da minha carreira, pois quando parecia que estava tudo ganho, eu acabei perdendo. Em cada plataforma (Xbox e Playstation) se classificavam os 2 melhores da América. Eliminei um jogador dos Estados Unidos nas quartas, aí cheguei precisando ganhar a última para ir para o mundial. Isso já me garantia uns R$10.000 no mínimo, que era a premiação para o último colocado no geral. A partida começou muito pesada e, mesmo assim, eu consegui fazer 2 a 0, e comecei a comemorar como se o jogo já estivesse ganho. Fui inexperiente e tomei um empate no primeiro tempo, aí não consegui mais jogar direito. O jogo começou a travar bastante, e acabei tomando outro gol no final do jogo, me levando à derrota. Foi um dos momentos mais tristes que tive, mas também serviu como aprendizado.

Preparação e Desafios

Como foi a sua preparação para esse campeonato? E quais foram os maiores desafios que você enfrentou durante a competição?

R: Eu nunca deixei de trabalhar. Existem poucos atletas que vivem de eSports, e isso faz muita diferença na hora da preparação. Quando você trabalha, precisa abrir mão de muitas coisas para chegar a um nível alto. Alguns atletas treinam 6, 7, 8 horas por dia. Eu acabo jogando apenas de noite, jogo em torno de 1 hora e meia por dia.

Treinamento e Estratégias

Como é a sua rotina de treinamento? Quais estratégias você utiliza para se manter competitivo?

R: Eu treino com alguns amigos, que me dão algumas orientações. Sempre queremos encontrar os bugs e recursos do jogo, porque ser bom apenas não garante a vitória. Temos que saber as melhores jogadas e a hora exata de executar os movimentos.

Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional

Como você equilibra sua vida pessoal com a carreira de jogador profissional de eSports?

R: É um pouco difícil porque o cenário brasileiro de Efootball ainda não se compara com o próprio FIFA, que é o outro jogo de futebol. Não existem muitas pessoas que vivem disso e que conseguem deixar o trabalho convencional e viver apenas de eSports. E quando chega uma competição, temos que abrir mão de sair para ir treinar, dormir menos, etc. A namorada/esposa precisa muitas vezes brigar para passar um tempo conosco.

Conhecendo a Arena Digital

Como você conheceu a Arena Digital e quais foram suas primeiras impressões sobre a empresa?

R: Eu conheci a Arena Digital desde o comecinho. Eu já conhecia o Hugo, depois conheci o Roberto. Conforme foi passando o tempo, a empresa foi crescendo, então recebi um convite do Hugo junto com o Roberto e começamos nossa parceria.

Experiência com Arena Digital

Você tem participado de vários campeonatos organizados pela Arena Digital. Como tem sido essa experiência para você?

R: Quanto mais campeonatos, melhor. E até o momento a experiência com a Arena é bem positiva.

Impacto dos eSports

De que maneira a sua carreira nos eSports impactou sua vida pessoal e profissional?

R: No começo, ninguém acreditava que se poderia ganhar dinheiro com videogame. Eu mesmo já ganhei PlayStation de familiares, e tenho parentes que têm um escritório próprio para as jogatinas (gameroom). Minha noiva já está acostumada com minha rotina, e quando nos conhecemos eu já jogava. Então hoje ela me acompanha nas competições. Fomos a um campeonato em Valinhos e foi muito bacana. Às vezes temos que abrir mão de algumas coisas, mas faz parte da vida de um competidor profissional.

Oportunidades nos eSports

Que tipo de oportunidades você acredita que os eSports podem oferecer para jovens aspirantes hoje em dia?

R: O mundo dos eSports é gigante! Hoje em dia, tudo é online, a internet é um facilitador para as pessoas conseguirem informações e até mesmo começarem a competir. Outra opção é pelo futebol (seja online ou digital), eu mesmo tive a oportunidade de conhecer o Morumbi e dar uma entrevista em campo por causa do futebol. E também existem muitos outros jogos, como Fortnite, CS, LOL. Você pode se encontrar em algum desses, e com dedicação vai melhorar cada vez mais.

Futuro dos eSports

Qual é a sua visão para o futuro dos eSports, especialmente para jogos como Efootball?

R: Eu torço para que melhore e aumentem as competições oficiais. Seria bom ter patrocínios, liberar os modos de jogo como Master Liga, entre outras coisas mais. No Efootball, eles estão focados no Dream Team para ganhar dinheiro, mas isso atrapalha as pessoas que querem apenas jogar por prazer.

Expectativas Futuras

Quais são suas expectativas para futuras colaborações com a Arena Digital e para os próximos campeonatos que a empresa organizará?

R: Bom, como eu disse antes, eu gosto de competir e não gosto de perder. Então vou sempre buscar a vitória. Torço para que a nossa parceria continue e que, neste ano, as competições cresçam cada vez mais.

Conselho aos Novatos

Estamos chegando ao final da entrevista, Rafa. Gostaria de lhe agradecer pelo conhecimento transmitido, e por compartilhar um pouco mais da sua vida conosco. Que conselho você daria para aqueles que estão começando sua jornada nos eSports e desejam participar dos campeonatos organizados pela Arena Digital?

R: Se dediquem, acompanhem o pessoal que é conhecido dentro do cenário de eSports. Assim vocês vão saber se querem seguir essa vida. Sempre tem alguém olhando os talentos, como foi o caso do Ian, nosso parceiro.

 


 

Confira o Instagram do Rafa.