Arena Digital Brasil

Entrevista com Hugo Moreira

Entrevista com Hugo Moreira

Entrevista com Hugo Moreira
Introdução

Apresentação Inicial

Olá, Hugo. Muito obrigado por aceitar participar desta entrevista. Para começar, poderia nos contar um pouco sobre sua carreira como jogador de futsal?

R: Tudo começou com 6 anos de idade, foi quando me federaram lá na Mercedes-Benz, lá em Diadema. E as minhas maiores inspirações na época era o Wander Iacovino e o Manuel Tobias.

Transição para eSports

O que te levou a fazer a transição para os eSports? E porque escolheu o Efootball?

R: O que me levou a transição foi a pandemia. Porque o esporte deu uma parada e eu fiquei quase dois anos dentro de casa e aí não tinha muito o que fazer, então eu comprei o videogame e comecei a jogar online. E o porquê do eFootball? Porque eu já era acostumado a jogar o Winning Eleven desde lá de trás. Era Winning Eleven, depois se tornou Pro Evolution Soccer (PES), e aí agora se tornou o eFootball, então eu já era amante do jogo.

Primeiros Passos nos eSports

Como foram seus primeiros passos no mundo dos eSports? Você enfrentou alguma dificuldade durante essa transição?

R: Então, durante a pandemia eu tinha que me conectar com as pessoas online para jogar, mas aí jogar só online começou a ficar um nível um pouco mais baixo, e aí eu comecei a procurar competições, para encontrar players com a gameplay maior ou melhor que a minha. Enfrentei, sim, dificuldade, porque o jogo já não era mais o mesmo, então eu tive que me adaptar a um novo jogo, a novos comandos. Essa foi uma das grandes dificuldades que eu encontrei.

Carreira no Efootball

Quais conquistas você mais se orgulha de ter alcançado dentro dos eSports?

R: Então, a minha maior conquista é ter me tornado um pro player, porque é um mundo muito fechado, muito difícil de furar essa bolha. Outra conquista é o campeonato paulista pela Arena Digital, que foi aí onde chamei a atenção da empresa para que posteriormente eu pudesse jogar em nome da Arena Digital.

Treinamento e Preparação

Como é a sua rotina de treinamento para disputar em nível profissional? Existem diferenças significativas entre a preparação para esportes tradicionais e eSports?

R: A rotina de treinamento e preparação para uma competição oficial é uma preparação de quatro até oito horas de treinamentos diários para entrar no ritmo de jogo. E não existe muita diferença assim para você se preparar para o esporte tradicional e eSportes que nem eu vim do esporte físico para o esportes é o preparo mental é praticamente o mesmo se não for maior né então eu acho que não existe uma grande diferença ali só se for a questão de saúde essa questão de preparação física mas a parte psicológica é igual.

Impacto dos eSports na Vida Pessoal

De que maneira a sua carreira nos eSports impactou sua vida pessoal e profissional?

R: O impacto do esporte na minha vida pessoal foi em achar que o videogame poderia ser um trabalho. No início foi bem complicado para explicar para a família, para a esposa, para a mãe.
Foi muito complicado explicar e mostrar para eles que o videogame também poderia dar frutos financeiros. Mas com o tempo foram entendendo. Na época, o pessoal ainda tirava o sarro. Mas desde pequeno eu já era viciado em vídeo games, então foi mais tranquilo com o pessoal que eu jogava futsal do que explicar para a família que aquilo poderia se tornar um trabalho.

Percepção Pública

Como você vê a evolução da percepção pública em relação aos eSports desde que você começou até agora?

R: Ela tem aumentado muito, o eSport tem aumentado demais dentro do cenário, o mundo do eSport tem crescido cada dia mais. Tanto é que agora tivemos a confirmação de uma Olimpíada de eSports na Arábia Saudita. Então isso é muito importante para o mundo do eSport, para não ficar aquela mentalidade “ah, mas é só um jogo”. Não, o eSport é carreira, ele é trabalho, ele é rotina, e faz parte da nossa vida.

Conhecendo a Arena Digital

Como você conheceu a Arena Digital e quais foram suas primeiras impressões sobre a empresa?

R: Eu conheci a Arena Digital através da internet, pelo Instagram. E tive um contato mais próximo através de um grande amigo meu, que hoje também faz parte da equipe na empresa, que é o Akira. Então comecei a jogar as competições e a minha primeira impressão em relação a Arena foi de uma empresa muito séria que organizava competições de altíssimo nível, porque tinha praticamente todos os seus pro players inseridos dentro das suas competições. Eu ainda era só um aventureiro no mundo, e ali foi onde eu realmente encontrei um grande desafio para as competições pois o nível era muito alto.

Oportunidades nos eSports

Que tipo de oportunidades você acredita que os eSports podem oferecer para jovens aspirantes hoje em dia?

R: Podem oferecer, não. JÁ oferecem. É um mundo de trabalho, você pode sustentar a sua família através dos eSports. Hoje vemos algumas situações, como garotos de 16/17 anos que já tem a sua vida financeira estável. Isso faz com que os jovens possam acreditar na possibilidade de se tornarem grandes players, e também se tornar um trabalho para a vida inteira.

Futuro dos eSports

Qual é a sua visão para o futuro dos eSports, especialmente para jogos como Efootball?

R: A minha visão para o mundo do eSports é que o cenário tem alcançado grandes objetivos dentro do cenário mundial. Como eu disse, agora foi confirmada uma Olimpíada de eSports na Arábia Saudita, então isso é um grande feito para nós jogadores, ter uma competição a esse nível. E para o eFootball eu espero que possa crescer ainda mais, porque é um jogo antigo, que os jogadores são apaixonados desde a época de 1995, quando ainda era Winning Eleven. Então eu espero que ele cresça e tenha o seu reconhecimento no mundo do eSports, assim como outros tem.

Quais são suas expectativas para futuras colaborações com a Arena Digital e para os próximos campeonatos que a empresa organizará?

R: Eu, particularmente, espero colaborar muito com a Arena Digital em criação de conteúdos, porque eu acredito que é uma empresa muito séria e tem tudo para crescer ainda mais dentro do cenário por conta da organização e do nível dos competidores. E para os próximos campeonatos espero representar bem, não só a empresa, mas como as equipes que eu possa também representar futuramente. A Arena Digital possibilitou abrir várias portas dentro do cenário de eSports e do eFootball, então eu espero que eu possa vencer os campeonatos novamente.

Conselho aos Novatos

Que conselho você daria para aqueles que estão começando sua jornada nos eSports e desejam participar dos campeonatos organizados pela Arena Digital?

R: O conselho que eu posso dar é que acredite no seu potencial, saia daquele mundo online e vá procurar as competições organizadas, porque a sua gameplay pode melhorar bastante. O seu nível vai aumentar bastante, porque é nas competições que você encontra grandes players. Foi o que aconteceu comigo. Eu tive o prazer de enfrentar grandes pro players e melhorar minha gameplay, porque aquilo para mim era um desafio. Então o conselho que eu dou para os mais jovens é que eles possam se desafiar e enfrentar esses grandes players nessas competições.

Encerramento

Primeiramente, gostaria de agradecer pela entrevista. Tenho certeza que ela irá ajudar muitos aspirantes dentro do mundo das competições e do eSports.
Para finalizar, você gostaria de deixar alguma mensagem para seus fãs e para a comunidade de eSports?

R: A mensagem que eu deixo para a comunidade e para os fãs é que se ajudem mais, se permitam mais. Tem espaço para todo mundo, e com todo mundo se ajudando, eu acho que o cenário só tende a crescer. Quanto mais pessoas jogando, principalmente em alto nível, maior o cenário fica e melhor ficam as competições. Então a minha mensagem para a comunidade e para os fãs é que se ajudem mais, para que possam brilhar ainda mais e que abram novos espaços para os novatos.